domingo, 11 de março de 2012

Jcnet de Bauru em reportagem,


11/03/12 03:00 - Regional

Cidade ‘família’ derruba violência

Uru, Fernão, Presidente Alves e Borebi são ilhas de sossego na região de Bauru sem ocorrências de homicídios há uma década

Ricardo Santana
Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Google+

Portas e janelas de residências escancaradas. Carros com vidros abertos. Crianças brincando na frente de casa e nas praças. Cenas cotidianas que indicam o sossego que é viver em Borebi, Presidente Alves, Uru e Fernão. 
 
Estes municípios mantêm uma relação familiar entre os habitantes, característica que colabora para que o índice de violência esteja sob controle. Os moradores dessas localidades não estão congelados no tempo. 
 
Eles têm acesso à informação na mesma proporção de um habitante de Bauru, cidade sede da região. Contudo não convivem com os problemas típicos de um grande centro regional. 
 
Congestionamento no trânsito, falta de asfalto, constante desabastecimento d’água, mortalidade infantil, postos de saúde abarrotados, déficit habitacional, assaltos, roubos, crimes sexuais, homicídios e latrocínios passam longe dessas localidades. 
 
Nelas, calçadas, praças, ruas, escolas, salas de aula, prefeitura, Câmara Municipal, estádio de futebol, posto de saúde, creches, espaços de lazer e cultura são, em certa medida, extensões das casas de seus habitantes. 
 
Tudo é arrumado. Não há lixo em parte alguma. Pichação é ainda novidade nos muros e paredes. A limpeza e organização inibem o vandalismo.  
 
Ninguém troca a tranquilidade pela insegurança de residir em Bauru, onde nem em condomínios há garantia de segurança. 
 
Engana-se quem imagina que se morra de tédio em Presidente Alves, Borebi, Uru e Fernão. Há muita coisa o que fazer nessas cidadezinhas que atraem gente de todo o Estado disposta a viver com tranquilidade. 
 
 
Proximidades
 
As cidades são festeiras. É festa do peão, junina, da padroeira, emancipação, carnaval. Há muito do que falar. Os fatos correm de boca em boca rapidamente. Há certa facilidade em governar esses municípios, porém o político tem que enfrentar a cobrança no tête-à-tête diário. Administra sabendo o que a população espera dele. 
 
A chegada das drogas é um problema que as comunidades tentam enfrentar sem transformar em caso de polícia.  As polícias Civil e Militar não fecham os olhos para a questão e buscam se envolver na solução do problema.
 
O JC ouviu moradores, seus anseios, sonhos e necessidades. Das 465 cidades do Estado de São Paulo, Borebi, Presidente Alves, Uru e Fernão integram um seleto grupo de 37 municípios sem registro de caso de homicídio doloso há pelo menos 11 anos, desde que o atual sistema de estatística dos crimes foi adotado pela Secretaria da Segurança Pública.
 



Um comentário:

  1. Adorei o blog, estou seguindo, e que cidade linda é essa, gostaria mesmo de morar aí, que sossego, como nao vejo faz tempo rsrs, beijos

    ResponderExcluir